No final da década de 70, a empresa Johnson & Johnson do Brasil resolveu implantar um programa de recuperação para seus funcionários, procurando Centros de Tratamento que utilizassem o Modelo Minnesota como abordagem terapêutica, que era referência americana, devido aos resultados satisfatórios obtidos com essa abordagem.
Em parceria com John & Liliana Burns, em 1982, é fundada no Rio de Janeiro a clínica Vila Serena, cuja metodologia segue as orientações da Fundação Hazelden de Center City, Minnesota, Estados Unidos. As primeiras empresas que utilizaram o serviço da clínica, encorajadas pela Johnson & Johnson, foram: Caterpillar, Dow, Monsanto, MWM, Sabesp e Eletropaulo. Por suas instalações também passaram diversas personalidades portadoras de problemas de adicção, como Raul Seixas, Renato Russo e Bárbara Gancia, entre outros
Em sua consolidação no país, Vila Serena adaptou à realidade brasileira o modelo americano Minnesota, referenciado nos 12 Passos dos Grupos de Ajuda Mútua Alcoólicos Anônimos e Narcóticos Anônimos. Nosso modelo de tratamento é pautado numa abordagem humanística, psicoeducativa e na terapia cognitiva comportamental.